10 de abril de 2013

Matias-xPastor Alemão atropelado e cego, ali deixado para morrer


 

Hoje recebemos um telefonema a pedir ajuda para um cão que estava, há 2 dias, na berma da estrada Guimarães-Felgueiras e se onde nunca saiu cão, a quem demos o nome de Matias, foi resgatado hoje à noite dessa mesma valeta, por duas voluntárias da SPA. Permaneceu naquele sítio durante (pelo menos!) 2 dias, completamente imóvel, sem água ou comida. Foi visto por muitas pessoas, mas ninguém parou para lhe prestar auxílio. Quando chegámos, continuou imóvel, como se não notasse a nossa presença...pensávamos estar morto. Mas não!Foi vítima de atropelamento e ali deixado para morrer. Levamo-lo de imediato ao veterinário, em consulta de urgência, sendo que sofreu um traumatismo craniano devido ao embate e, em consequência, está CEGO. Daí ter ficado todo este tempo imóvel, pois além de estar dorido da pancada, como perdeu a visão repentinamente, não tem sentido de orientação. Este cão estava completamente apático e apavorado, mas colaborou imenso para ser salvo. Nota-se que está cansado...adormeceu durante a consulta, quando teve oportunidade de pousar a cabeça...Não tivemos coragem de o "adormecer" e está a ser medicado para tentar reverter as consequências do traumatismo craniano, nomeadamente a cegueira. O prognóstico é muito reservado e não há garantias de que recupere a visão; os próximos 3 dias são críticos.Infelizmente, se não apresentar melhorias, terá de partir para o Céu dos Cães, já que a SPA não tem espaço próprio onde acolher um cão cego nem condições financeiras para poder colocá-lo em hotel.O Matias é um cão jovem (máximo 2 anos), porte grande, XPastor Alemão; está esquelético; não tem chip nem identificação; é de uma doçura e meiguice tocantes...mesmo assustado, sem nos conhecer de lado nenhum e completamente desorientado devido à falta de visão à qual não está habituado, nunca, mas nunca mostrou o mínimo sinal de agressividade. O Matias merece uma segunda oportunidade desta vida.Vamos precisar da ajuda de todos! Estamos com muita esperança na sua recuperação. Vamos precisar não só de donativos para ajudar a pagar os custos do tratamento, mas principalmente de um lar para este ser maravilhoso, caso venha a recuperar.Se puderem contribuir, por favor enviem o vosso donativo para o NIB 003300000000131707578, conta da SPA. Para mais informações, por favor contactem: geral.spaguimaraes@gmail.com ou 964 274 382 (número disponível entra as 17.30h e as 22.00h)PS: Sempre que virem um animal atropelado, por favor PAREM e vão ver como ele está...o Matias podia não estar cego, mas já passaram muitas horas desde o atropelamento, pelo que a probabilidade de recuperação da visão é muito baixa. Por isso, em nome de todos os Matias por essa estrada fora, por favor PAREM e SOCORRAM um animal necessitado. Isso pode fazer a diferença entre a vida e a morte

ACTUALIZAÇÃO 11.04.2013: O Matias continua na clinica a receber cuidados. Como tem estado sob observação, e agora que já não se encontra em estado de choque, percebeu-se que a cegueira não terá sido provocada pelo embate, pois ele consegue movimentar-se relativamente bem na clinica, ainda que com bastante cautela e muito devagar. Por isso crê-se que já estaria habituado a esta condição, usando imenso a audição e olfacto (isto não seria de tão "fácil" habituação se ele só tivesse perdido a visão há uns dias atrás). Esta nova descoberta levou-nos a ter de fazer exames complementares, para despite de alguma doença que possa ter causado a cegueira; esperamos os resultados nos próximos dias. Se estas análises não acusarem nada de anormal, o próximo passo será perceber se a cegueira é de origem nervosa ou ocular; para tal, contamos levar o Matias ao hospital da Universidade do Porto, para exames específicos que possam ajudar a perceber o que se passa com este menino. E alimentar esta esperança de que, no final, haverá uma solução para este doce. O Matias é, de facto (não me canso de o dizer), um animal extraordinário. É extremamente meigo com pessoas, calmo e afável; é sociável com outros animais, e como podem ver pelas fotos, fez um amigo na clínica. O Matias estava mesmo à espera desta oportunidade para ser feliz! A forma como percepciona o ambiente ao seu redor indica que já estaria cego antes de ser resgatado. O que nos choca ainda mais, porque o Matias tem PÂNICO de vir à rua, não sai da clínica, nem para fazer as necessidades! Acreditamos que foi simplesmente despejado no local, talvez devido à sua cegueira, pois ele jamais conseguiria ir para aquele sítio sozinho :( Mais uma vez, obrigada a todos os que têm ajudado com donativos, partilhas e palavras de apoio. O Matias agradece! Continuamos a precisar de toda a ajuda, pois não sabemos ainda os custos que iremos ter com ele. E, acima de tudo, precisamos MUITO de uma casa, de uma verdadeira família para este menino maravilha. 

NOVIDADES SOBRE O MATIAS - 18-04-2013
O Matias foi hoje à clínica do Porto e o diagnóstico foi conclusivo, a cegueira do Matias é irreversível a retina deste menino simplesmente não existe. É uma doença genética o que significa que um dos pais dele é cego e está a transmitir a doença à sua prole.
Assim, a cegueira do Matias foi progredindo ao longo do tempo dando-lhe tempo para se adaptar à mesma mas, com toda a certeza, a única conclusão que podemos tomar é que o Matias foi abandonado numa estrada com movimento, por ter ficado cego!

Agora este menino doce precisa de uma família 5* que o adote e lhe permita ser feliz pois é apenas cego, de resto, é um cão saudável que merece ter uma vida feliz